Favela Programada

Favela Programada é um curso de programação – Coding – que conta com uma metodologia desenvolvida em parceria com a Empresa Baymetrics.

O curso tem duração de nove meses, com duas aulas por semana, para dez jovens, o objetivo é que ao final os beneficiados tenham cursado 120 horas de formação. E que estejam aptos a ingressarem no mercado de TI que movimentou US$ 4,2 bilhões em 2019 no Brasil.

Contamos com a maior geração de Jovens da historia do Brasil, hoje são aproximadamente 50 milhões de jovens, sendo que na capital paulista, 4 em cada 10 jovens de 19 anos não concluíram o ensino médio, entre eles, 62% já estão fora da escola e 55% pararam de estudar ainda no ensino fundamental. Dados fazem parte do monitoramento do Todos pela Educação, com base na Pnad Contínua, do IBGE.

Escolhemos programação, por existir um déficit de 500 mil vagas na área de TI em 2020, e vemos uma oportunidade de reinserção social e profissional muito boa para meninos e meninas em vulnerabilidade.

Com um salário inicial mínimo na de 3-4mil reais, é urgente capacitar os jovens para empregos desse século. A maior geração de jovens da história do Brasil, precisa utilizar da tecnologia para enfrentar os problemas crônicos de nossa sociedade, e ter acesso a oportunidades de ensino e possibilidades de construir um futuro com acesso ao mercado de trabalho.

METODOLOGIA

A Metodologia do curso foi desenvolvida com a equipe da Baymetrics, seguindo a estrutura dos projetos Access, divida em três fases, que são: Olhar (ver como é), Experimentar (“aprender fazendo”), Produzir (“protótipo de ideias”).

Com auxilio da plataforma code.org os beneficiados aprenderão técnicas de Programação, sempre com objetivo de observação, pesquisa e entendimento reflexivo sobre as potencialidades da técnica, e assim construindo seus próprios projetos de Programação.

PÚBLICO
Meninos e meninas de 14 a 18 anos que vivem em comunidades vulneráveis na periferia de cidades grandes.

Cadastro de Voluntários
Ex: Rua Abelarde Torrino, 504 - Mooca, SP - Brasil.
Ex: Segundas e Quintas (12h até 18h)