Acesso – não é uma palavra fácil. Ao trabalhar nesses contextos difíceis, realmente tentamos atingir as crianças que estão vivendo sob as realidades mais difíceis e frágeis. Aqueles que são mais difíceis de acessar.
Esta comunidade é chamada de “Jerusalém”. É um dos bairros mais pobres da favela do Capão Redondo. Não há saneamento público, abastecimento de água, nenhuma estrutura habitacional confiável além de vigas de madeira, papelão e qualquer outro material encontrado para construir uma estrutura residencial. Não há banheiros – o rio marginal é usado principalmente como tal.
90% das crianças que o Access atende são desta comunidade. Quando falamos em “Acesso”, realmente queremos direcioná-los, estender a mão, para aqueles que mais precisam, nas condições de vida mais desesperadas e negligenciadas. É por isso que o Access foi idealizado. A tarefa é sempre desafiadora.
Muitas dessas crianças são altamente abusadas e constantemente expostas à violência. Nem todos frequentam o ensino público – que em muitos casos, senão na maioria, é um ensino muito carente. A maioria não gosta de ir à escola, tem medo ou simplesmente não tem um propósito. As taxas de abandono são muito altas.
O Access SP foi criado para mudar essa realidade. Educar. Para trabalhar com essas crianças e criar um senso de propósito, de cidadania, para inspirá-los a perseguir seus sonhos. Tentamos trabalhar com eles para recriar caminhos educacionais apaixonantes. Uma sensação de amor pelo aprendizado. O Access está tentando construir um método de ensino inovador e reestruturado, voltado para cada criança, trabalhando com cada um de seus pontos fortes e interesses. Queremos dar educação por meio da tecnologia de ferramentas poderosas.
Todos os dias, educadores e voluntários do Access vão para dentro de suas casas para levá-los ao projeto. Considerando a logística e a dificuldade de acesso às comunidades, esse esforço deve ser feito. É uma rotina muito difícil e demorada. O trabalho é delicado e às vezes problemático, pois os pais nem sempre estão prontos para permitir que eles participem do Access ‘Project. As crianças imploram para ir. Eles estão amando fazer parte de algo com que nunca sonharam.
Agora, nós os levamos de suas casas até o projeto, é uma caminhada de cerca de 1km. A Access espera poder comprar em breve uma van que possa acomodar melhor esse deslocamento diário e levá-los com segurança ao Access Innovative Learning Center.
Estamos trabalhando muito para arrecadar fundos e contamos com todo o apoio que pudermos obter!
Espero que você possa se juntar a nós nesta jornada!
This website uses cookies.