Uma onda de violência nas cidades brasileiras

As causas dessa dinâmica particular de conflito vista nas comunidades brasileiras – favelas – são tantas, peculiares, dificilmente definidas. Eles são densos, diversos, enraizados em pilares de desarranjos sociais, econômicos e políticos. Eles são incompreendidos, esquecidos, despertados, descuidados, mal pesquisados, às vezes até inexistentes. A magnitude recorrente do conflito simplesmente perdeu suas razões de ser, de existir. Depois de décadas e décadas, simplesmente é.

A luta pelo poder, drogas, dinheiro, ganância, queixas, o desejo, respeitado? É tudo isso? Perguntas em meio a um sistema densamente corrompido, histórias distorcidas são notícias, fatos se perdem, aumenta o preconceito e a justiça … Bem, o que é justiça? A noção subjetiva tendenciosa dos papéis da justiça sobre as causas deste conflito sem fim, quando em confronto direto com o Estado e / ou grupos rivais, entes queridos são perdidos e um sentimento devastador de vingança e a busca obsessiva de “justiça” torna-se protagonista . E então, em um efeito de bola de neve, o conflito aumenta a um ponto em que aqueles que estão dentro dele nem sabem mais os “porquês” dos motivos, mas seguem em frente determinados em alcançar o objetivo de “vencer”.

Os conflitos urbanos nas grandes cidades do Brasil nunca terão fim, a menos que as pessoas simplesmente parem de morrer sem motivo. Os tantos motivos apontados como causas da violência aqui no Brasil são todos, mas também nenhum. Há um forte sentimento de desânimo quando se fala de paz em realidades tão complexas. Contudo. Aqui, ainda ouvimos a palavra paz.

#peace #PeaceBuilding

#ConflictMediation #Violence

#Brazil #SaoPaulo #RiodeJaneiro #city